Como escolher um filhote? Veja as melhores dicas

como escolher um filhote

Compartilhe Esta postagem

Como escolher um filhote? Se você está pensando em ter um cachorro deve estar se fazendo esta pergunta com certeza.

Diria que essa é uma das etapas mais importantes da vida do seu cachorro, a escolha do filhote, coisinha fofinha, que dá vontade de apertar!

Quando decidimos ter um cachorro, não nos preocupamos muito em escolher qual tem um comportamento adequado para a nossa rotina, na grande maioria das vezes, escolhemos aquele que nos lambe primeiro, ou o que nos cativa pela vaidade.

Claro que, sim, até podemos avaliar essa parte da estética, sendo que esse vai ser um animal que vai passar a vida inteira ao seu lado, porém não podemos deixar de lado aquela parte chata, de avaliar quais são os comportamentos que cada cachorrinho da ninhada, trouxe, geneticamente para si.


Mas como assim? Então começando pelo começo, analisamos se aquela compra não está sendo impulsiva, assim como em vários momentos do dia, fazemos compras desnecessárias e movidas pelo impulso.


Com um filhote vêm grandes responsabilidades. Não só pensando pelo fato de que devemos dar atenção, ter carinho e cuidado com um cachorro, estamos aptos para receber um

Você certamente não pensa que ao comprar um cachorro, ele pode acabar desenvolvendo algum problema comportamental que pode te trazer grandes dores de cabeça e que poderia ter evitado ao escolher o filhote que se encaixa melhor na sua rotina. Um exemplo é um cachorro que geneticamente tem propensão a desenvolver algum tipo de comportamento, e um dos mais indesejados, que é o latido. Mas como assim? Já vem com o latido embutido de fábrica? Mais ou menos, brincadeiras a parte, sendo latido ou qualquer outro comportamento pode estar atrelado a propensão genética.

Tá, então, como faço pra escolher o cachorro certo pra mim?

PRIMEIRO VAMOS ANALISAR A SUA ROTINA, A ROTINA DA SUA FAMÍLIA, E O AMBIENTE QUE VOCÊ VIVE E O QUE O SEU CACHORRO PRECISA TER.

Se pergunte algumas coisas antes de mais nada, quanto tempo eu vou ter para dedicar ao meu cachorro? Isso inclui, educação, socialização, gasto de energia, alimentação, diversão e bem-estar.

Como é a rotina das pessoas que moram na minha casa? Elas também irão ter tempo para se dedicar ao meu filhote? Todos devem ter essa obrigação, e não apenas o “tutor principal”.

Os cães também têm gastos, com alimentação, vacinas, exames, consultas, remédios, etc. Você também deve levar isso em consideração.

Estude as raças que você deseja ter, tendo em vista que cada raça tem sua particularidade em relação a energia, comportamentos e objetivos. Se for adoção, e se possível, conheça os pais e os irmãos da ninhada.

A MELHOR PESSOA PARA ESCOLHER O CACHORRO QUE SE ENCAIXA NA SUA ROTINA É O CRIADOR. Sim!

É ele que acompanha a ninhada desde que nasceram, é a pessoa que vai entender o comportamento de cada um. Se você não tem muito tempo e deseja um cachorro para companhia, por exemplo, você deve explica-lo a sua rotina, e deixar claro que quer um cachorro de companhia, sendo assim, ele vai te direcionar para os cães com comportamento mais calmos e tranquilos.


Além disso, observe latidos, agressividade entre os irmãos e medo excessivo. Isso vale para cães de RAÇA e cães SEM RAÇA DEFINIDA. O processo de como escolher um filhote é o mesmo para compra e para adoção.

Postagens relacionadas

cão se sente bem em casa

Seu cão se sente bem em casa?

Será que seu cão se sente bem em casa? Veja como proporcionar o bem estar para seu cãozinho dentro de casa “Nenhum animal é capaz