Será que seu cão se sente bem em casa?
Veja como proporcionar o bem estar para seu cãozinho dentro de casa
“Nenhum animal é capaz de se libertar completamente da sua herança, seu comportamento deve ser visto como inevitavelmente ligado a sua história evolutiva.”Os cães gostam de brincar, roer, cavoucar para esconder comida, arranhar o solo para deixar uma marca visual e o cheiro de suas glândulas sudoríparas, morder (mesmo que por brincadeiras), se deitar na terra e demarcar o território com urina, todos esses comportamentos naturais da espécie canina, muitas vezes ignorados por nós podem trazer muitos malefícios para eles.
Todas as liberdades que os cães de companhia devem ter, na verdade, em sua grande maioria, não são supridas, e principalmente as seguintes:
I – Livre de desconforto
II – Livre de medo e estresse
III – Livre para expressar comportamento natural.
Quando um cão, que vive em apartamento, é deixado sozinho, normalmente traz alguns transtornos para os seus donos, como por exemplo o sofrimento por ansiedade de separação pode gerar desconforto, por ficar horas apático e ocioso, com medo e estressado por não saber o futuro das próximas horas, como por quanto tempo o tutor vai ficar fora e o cachorro sem recursos, e sem liberdade para que possa se expressar naturalmente, pois na maioria das vezes reclamamos quando os cães exibem comportamentos que não são bem visto por nós, seres humanos.
Os cães são animais biologicamente sociais, que andam em matilhas e seguem um líder. A hierarquia formada não necessariamente obedece ao porte do animal e ela sempre existirá independentemente do tamanho da matilha. Os cães tendem a estabelecer forte ligação de confiança entre eles. Sendo assim, a socialização entre cães é obrigatória, pois é um comportamento que ele traz em sua genética, eles andariam em grupos se estivessem na natureza. A não socialização pode causar um problema grave de agressividade, gerando em sua grande maioria, medo, estresse, e reduzindo a qualidade de vida do animal, também se reduz a sua expectativa de vida.
Não restam dúvidas de que esses animais precisam mais do que alimentação, higiene, cuidados de saúde e treinamento para que se se sintam bem em casa. Muitas das suas necessidades não serão atendidas em um apartamento. Isto os motivará a buscar formas de evitar o sofrimento daí decorrente, porque os seus registros biológicos os encaminham para que lutem para aumentar as chances de sobrevivência, porque a continuação da existência de uma espécie depende da afetividade das ações daquele indivíduo
Contudo, fique atento e observe estes sinais para certificar que seu cão se sente bem em casa! Até a próxima!